Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

CERVEJA ARTESANAL X CERVEJA COMUM

Vamos direto á questão X que todos que começam a apreciar ou escutam falar dessa relíquia se perguntam:

Qual a diferença de uma Cerveja Artesanal para as outras?



Bom, primeiramente, vamos colocar os pingos nos “is”:

Cerveja Artesanal: Na realidade é um termo que é utilizado e respeitado na cultura cervejeira, tudo que é artesanal é feito a mão, OK. Mas o sentido nisso é com relação ao empenho e ao capricho desempenhado para tal processo. No início da cultura cervejeira, elas eram fabricadas através de processos rigorosos em mosteiros, em seguida por Mestres Cervejeiros que desenvolviam suas receitas, esses por muitas vezes as produziam mesmo em panelas, o que fortalece esse conceito “artesanal”. Hoje em dia, apesar de menos utilizando eu costumo usar o termo Cervejas Especiais, não desmerecendo a cultura e nomenclatura pré-estabelecida, mas hoje temos diversas cervejarias que fabricam maravilhosas receitas especiais e em partes aderiram um processo mais industrial, outro fator importante é que de um modo geral, o álcool de uma cerveja artesanal é espontâneo, vêm da queima do açúcar gerado pelos maltes, trigo e outros insumos através da fermentação, em fim, essas cervejas utilizam ingredientes de melhor qualidade, que são agregados  cuidadosamente com relação a todo o sabor da cerveja.



As outras: Todas aquelas cervejas massificadas. Produzidas em grande escala. Essas cervejas elas são desenvolvidas para agradar uma massa muito maior, onde teoricamente, seu foco não é agradar ao paladar especifico e sim massificado, além de tudo elas em sua maioria possuem uma alta adição de antioxidantes, conservantes como INS 405, milho e até arroz, o que consequentemente interfere diretamente no sabor da Breja. Além disso o teor alcoólico dessas cervejas massificadas são equilibrados artificialmente, diferente do processo artesanal.

Bom, no Brasil, essas tais “Outras”, são de um modo geral do tipo Pilsen. O nosso clima é um grande fator para a popularidade desse estilo de cerveja, pois a bebida é procurada para aliviar o calor, para refrescar, e esse estilo é caracterizado por ser leve, no sabor, coloração e teor alcoólico. Logo não é regra que a cerveja massificada seja Pilsen, e vice e versa.



Existem basicamente três tipos de cerveja:

Lagers, que são cervejas que usam levedura(fermento) mas são de baixa fermentação (as leveduras ficam no fundo do fermentador).
Ales, que são cervejas mais tradicionais, usam levedura de alta fermentação (as leveduras ficam em cima nos tanques de fermentação).

Lambic, que usa fermentação espontânea para criar álcool (apesar que alguns mestres afirmarem que esse tal “fermentação espontânea” é lenda ou uma jogada de marketing) e tem vários tipos de leveduras.

Resumidamente, a diferença principal é a forma em que a cerveja é produzida, o cuidado, ingredientes e o resultado final dessa soma. Eu diria que seria como comparar um Hambúrguer Caseiro feito com uma carne de primeira seus temperos a gosto á um Hot Pocket (Hambúrguer instantâneo). As cervejas artesanais tem o intuito de agradar a paladares que buscam diferencial de sabor e uma experiência gustativa diferente. Além de tudo, essas vasta possibilidade de composição das cervejas, faz com que as cervejas especiais sejam uma ótima forma de ampliar experiências gastronômicas, harmonizando com diversos pratos e tipos de comidas, além de ser uma ótima experiência visual e olfativa.

Por mais que você não veja nenhum problema nas Cervejas comuns (massificadas), se você é um apreciador de cerveja com certeza irá aproveitar muito bem todos esses estilos e tipos do líquido dourado, sagrado e tão apreciado por nós!

Post by: Anderson Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.