Páginas

sexta-feira, 4 de abril de 2014

“WISH YOU WERE HERE”

A história de uma das imagens mais marcantes da história do rock.


Quando o Pink Floyd entrou no Abbey Road Studios, em janeiro de 1975, para começar a gravar “Wish You Were Here”, seu nono disco de estúdio, os integrantes já tinham em mente quem seriam os responsáveis pela capa do registro. O trio de designers Hipgnosis havia assinado todas as capas da banda desde o segundo disco, “A Saucerful of Secrets”, e não parecia fazer sentido chamar outro nome. 
Na época, o trio formado por Storm Thorgerson, Aubrey Powell e Peter Christopherson já tinha em seu currículo a incrível arte do “The Dark Side of the Moon”, e os artistas acompanhavam os músicos durante turnês e ensaios para entrar no clima da banda. Quando o disco já chegava nos processos finais de gravação, a ideia de uma capa com um homem pegando fogo apertando a mão de outro surgiu. 
A história da capa é mencionada durante o documentário “The Story of Wish You Were Here”, que conta com uma entrevista de Thorgerson. O designer comentou que a reação do grupo quando soube da ideia foi extremamente positiva. “Aquilo foi bem antes da era digital, e estávamos ateando fogo em um homem para fazer uma capa. Era algo muito agressivo. Seria algo chocante.”
Para fazer a imagem, os artistas reservaram um estúdio em Hollywood, nas instalações da Warner Filmes, e contrataram os atores Ronnie Rondell e Danny Rogers. Rondell, um dublê experiente, assumiu o papel mais perigoso: pegar fogo em frente às lentes. 
O dublê estava com uma roupa protetora por baixo dos trajes executivos que usava e tinha a cabeça coberta por uma touca também utilizada como proteção. O fogo começava em vários pontos definidos no corpo de Rondell (como o topo da cabeça, a parte central das costas, o braço e o antebraço), para então formar o padrão estético observado quando ampliamos a arte da capa.
Foram 15 tentativas para que se chegasse à foto, e poderiam ter sido mais. Na 15a vez em que botaram fogo no dublê, uma rajada de vento fez com que as chamas se alastrassem para o rosto de Rondell e queimassem parte de sua barba. Naquele momento, o ator pediu para que parassem as tentativas. Como o número de imagens registradas já era grande, todos concordaram, e entre aquelas capturas estava a que se tornou uma das mais marcantes imagens da história do rock.


Os designers não buscavam um clique “perfeito” do aperto de mão, por isso continuavam a fotografar mesmo com os atores separados
Mas não só a capa do “Wish You Were Here” (1976) está na história do rock: o disco é também um dos maiores clássicos do gênero.

Fonte: Warner Music Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.