Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Nova espécie de macaco é encontrada em Mato Grosso

Uma nova espécie de primata foi encontrada na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, no noroeste de Mato Grosso, e está sendo submetida a estudos que visam detalhar seu caráter inédito para especialistas do mundo todo. O tombamento foi realizado em maio na coleção científica de mamíferos do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA), mas a imagem do animal foi divulgada apenas nesta quinta-feira (25/8). O espécime, pertencente ao gênero Callicebus, conhecido como zogue-zogue, foi coletado durante a Expedição Guariba-Roosevelt, realizada em dezembro de 2010 pelo WWF-Brasil em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema) e a Mapsmut. Na ocasião, nove pesquisadores visitaram quatro unidades de conservação de Mato Grosso para colher subsídios para a redação dos planos de manejo dessas áreas protegidas. O trabalho durou vinte dias e terá seu resultado consolidado ainda este ano, com a publicação oficial dos planos de manejo.


O primata foi encontrado entre os rios Guariba e Roosevelt, dois dos mais importantes cursos d’água do noroeste mato-grossense. O pesquisador responsável pela descoberta, o biólogo Júlio Dalponte, esclareceu que o pequeno primata apresenta características de coloração diferentes das outras espécies de zogue-zogue conhecidas na região. “Este primata tem detalhes na cauda e na cabeça que não foram vistos até agora em outros zogue-zogues originários desta área”, conta.

Júlio explicou que o registro e depósito (
tombamento) do animal significa, na prática, sua incorporação à uma coleção cientifica brasileira, no caso, a do Goeldi. “Este é mais um passo neste trabalho de descobrir e catalogar uma nova espécie. Ainda faremos sua descrição e a publicação de estudos mais detalhados sobre ela, mas não há dúvida de que seja uma nova espécie”, diz.

A descrição da espécie, com os estudos sobre suas características físicas e biológicas, deve levar cerca de seis meses para ser concluída. A publicação da descoberta em periódicos especializados pode levar até um ano entre a submissão do trabalho e a aprovação por parte dos comitês editoriais de revistas científicas.


Assim que chegou ao Goeldi, o primata foi classificado seguindo normas internacionais de taxonomia. Os dados biométricos do animal como peso, cor do pelo e comprimento de cauda foram registrados, assim como outras informações sobre sua ocorrência e sobre a coleta – como o pesquisador coletor, o habitat e período da coleta. Amostras de pelos e músculos foram retirados para análises moleculares e todas essas informações serão disponibilizadas futuramente em fichas informatizadas, passíveis de serem consultadas por outros pesquisadores.


Fonte: Globo Rural

2 comentários:

  1. como se coleta amostra de músculo de um animal vivo???

    ResponderExcluir
  2. Cyberlander, Já ouviu falar em BIOPSIA? Trata-se de um procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório. Tal procedimento é feito com o animal anestesiado, claro.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.