Páginas

sábado, 16 de junho de 2012

Que índios são esses?

...De bermuda Adidas, óculos de sol ou de grau, laptop Sony Vaio ou Apple MacBook de última geração, internet banda "larguíssima", iPhone ou telefone por satélite e antena de TV HDTV, etc, etc, etc...



Que índios são esses?


1.000.000 de hectares para 117 índios.
Em algum país do mundo 70 indígenas ocupam 117 mil hectares de terra? Achou muito? Se não fosse a Justiça Federal, esta área estaria sendo aumentada para 1 milhão de hectares, no coração produção agrícola do país. Tudo por culpa da Funai, um órgão corrupto. Tudo por culpa de um governo que desobedece a Constituição de 1988, que determinou que a partir da sua promulgação não haveria mais demarcação de terras indígenas. Um hectare de terra produz 3 toneladas de soja, por exemplo. Gera empregos. Gera divisas. Gera riqueza. Um índio, tendo apenas terra, gera destruição da natureza, extinção de espécies e miséria. Para ele e para a sociedade. Que recebam tratamento especial do estado em saúde e educação, especialmente. Que tenham o espaço correto para fazer as suas dancinhas para o Globo Repórter e para extorquir turistas. Mas que não estejam acima da lei. Vejam notícia abaixo da Folha de São Paulo.
Na foto, Ianuculá Kaiabi Suia, um dos selvagens que querem mais terra,
roubando-as da produção e de quem trabalha.
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) suspendeu a ampliação de uma reserva indígena caiabi que seria feita pelo Exército neste mês, na divisa entre Mato Grosso e Pará. O início da demarcação estava marcado para o dia 22, depois de uma portaria do Ministério da Justiça determinar a ampliação da reserva. Com a expansão, a área ocupada pelos índios passaria de 117 mil hectares para mais de 1 milhão de hectares. Caso a liminar seja derrubada, o município de Apiacás (MT) pode ter 75% de sua área cedida aos índios. "A população está apreensiva, preocupada e revoltada", disse o prefeito Sebastião Trindade (DEM). Segundo o prefeito, 50% do território já foi cedido para um parque indígena. Ao todo, 300 produtores rurais, entre pecuaristas e agricultores, podem perder terras.





A Funai (Fundação Nacional do Índio) disse que recorrerá da decisão do STJ, divulgada no último dia 13. A área onde vivem os produtores foi cedida pela União ao Estado na década de 50 e logo foi comprada pelos produtores. O advogado João Agripino Maia, que representa os produtores, reclama que os proprietários não foram ouvidos. Um dos argumentos dos produtores é que na área vivem somente 70 índios caiabi -já a Funai diz que o espaço deve ser aproveitado por cerca de 800 deles, incluindo outras etnias.

 FONTE: AQUI e AQUI

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.