Páginas

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

"The Wall" de Israel

Sob a proteção das Nações Unidas, visitei Jerusalém e Belém. Nada poderia ter me preparado para o que eu vi naquele dia. O muro é um edifício terrível de se ver. Ele é policiado por jovens soldados israelitas que me trataram, um observador casual de um outro mundo, com a agressão de desdém.

Se pudesse ser assim para mim, um estrangeiro, um visitante, imaginar o que deve ser como para os palestinos, para a classe baixa, para os portadores de cadernetas. Eu sabia que minha consciência não me permitiria afastar desse muro, do destino dos palestinos que conheci: pessoas cujas vidas são esmagadas diariamente pela ocupação de Israel. Em solidariedade, e de certa forma impotente, escrevi em sua parede naquele dia: "Nós não precisamos de nenhum controle de pensamento."

Para o povo de Gaza, fechada numa prisão virtual por trás do muro do bloqueio ilegal de Israel, significa outra série de injustiças. Isso significa que as crianças vão dormir com fome, muitas cronicamente desnutridas. Isso significa que os pais e mães, incapazes de trabalhar em uma economia dizimada, não têm meios para sustentar suas famílias. Significa que estudantes universitários com bolsas para estudar no exterior devem observar a oportunidade de lapso vida fora, porque eles não são autorizados a viajar.

Em minha opinião, o controle repugnante e draconiano que Israel exerce sobre os palestinos sitiados em Gaza e os palestinos na Cisjordânia (incluindo Jerusalém Oriental), juntamente com a sua negação dos direitos dos refugiados de regressar às suas casas em Israel, demanda que as pessoas justas de espírito de todo o mundo apoiem palestinos em sua resistência não-violenta civil.

Onde os governos se recusam a atuar, as pessoas devem com quaisquer meios pacíficos estar à sua disposição. Para mim, isso significa declarar a intenção de ficar na solidariedade, não só com o povo da Palestina, mas também com os muitos milhares de israelenses que não concordam com as políticas do seu governo, ao aderir à campanha de boicote, desinvestimento e sanções contra Israel.

Minha convicção nasce na ideia de que todas as pessoas merecem direitos humanos básicos. Este não é um ataque ao povo de Israel. Este é, no entanto, um apelo aos meus colegas da indústria da música, e também para artistas de outras disciplinas, para aderir a este boicote cultural.

Os artistas estavam certos ao recusarem-se a tocar no resort Sun City na África do Sul até a queda do Apartheid e os brancos e negros gozarem de direitos iguais. E nós estamos certos de recusarmo-nos a tocar em Israel até que chegar o dia - e ele certamente virá - quando a parede de ocupação cair e palestinos viverem ao lado de israelenses na paz, liberdade, justiça e dignidade que todos merecem.

Roger Waters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.