Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Galileu, a Igreja e a ciência.

O astrônomo e físico italiano Galileu Galilei foi a julgamento em Roma por desafiar a ortodoxia da Igreja, postulando que a Terra gira em torno do sol. O chefe inquisidor, padre Vincenzo Maculano da Firenzuol, declarou que Galileu foi culpado de heresia. O astrônomo passou o resto de seus dias em prisão domiciliar.

Se você já passou algum tempo em torno do debate entre ciência e religião, você já ouviu esta história, pelo menos uma vez. Fomos informados que Galileu foi um homem cuja descoberta científica foi contra o entendimento da Igreja, o que o levou à sua perseguição. O problema é que esta não é a história toda e distorce o que realmente aconteceu de forma desnecessária.

Então o que exatamente aconteceu? Galileu, que era cristão e acreditava nas Escrituras, postulou que a Terra gira em torno do sol. No entanto, isto entrava em polêmica com os filósofos e a elite acadêmica que aceitava o modelo aristotélico (a Terra é o centro do universo), e não com a Igreja. A visão aristotélica, primeiro havia sido adotada pela ciência, e então pela Igreja. Não é interessante que os cientistas da época foram os primeiros a se ofender com os resultados de Galileu porque ele desafiou suas crenças de longa data?

John Lennox, em uma palestra que ele deu no Centro Oxford de Apologética Cristã, astutamente resumiu o que aconteceu:

“Aqui estava Galileu, que desafiou a ciência de que a Igreja aceitava. Um crente [na Bíblia] que desafiou um paradigma científico que os cristãos acreditavam… não era a Bíblia que ele estava discutindo, mas uma interpretação particular da Bíblia, adotada por causa da imagem dominante mundial (visão de Aristóteles), que as pessoas estavam lendo na Bíblia.”.

Em outras palavras, Galileu primeiro desafiou a compreensão da ciência da época e, em seguida, a Igreja. No processo, ele irritou muitas pessoas devido à sua retórica mordaz, teimosia, arrogância e vontade de zombar daqueles que não concordavam com ele, mais notavelmente o Papa. No entanto, ele acabou ajudando os cientistas e a Igreja a interpretar a revelação natural e especial com mais precisão.


O ponto principal é que a questão em jogo não era a ciência x religião, mas sim...


Fonte: http://www.christianapologeticsalliance.com/2013/10/28/misinformed-history-galileo-the-church-and-science

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.