Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Zequinha: o sagui sobrevivente

No sábado, 20/07, chegou um rapaz aqui em casa com um macaquinho (um Callitrix Jacchus) que caiu de um fio de eletricidade. Tomou um choque e caiu. Filhotinho ainda, a mãe - segundo a pessoa que o trouxe, morreu eletrocutada.
Como eu já ganhei "fama", na região, de gostar e proteger primatas, esse cara trouxe o "moribundinho" aqui pra casa. Sem sequer me conhecer! E esta já é a terceira vez que isso acontece.
Bom, sai às pressas pro veterinário. O bichinho foi medicado e está "em repouso". 
Enfim: veterinário, exames, remédios.... agora a "enfermeira" Noémia (minha esposa) está cuidando dele e é torcer pra ele aguentar...
Imagino que, no tombo, ele tenha batido fortemente a cabeça - do lado direito - no chão, fora o choque elétrico que levou junto à mãe. O olhinho do lado direito nem abria e estava roxo. O esquerdo, mal abria. Agora ele já abre bem o olho esquerdo e quase nada o direito. A carinha dele estava bem inchada, agora já desinchou.
No momento em que me foi entregue, ele sangrava na orelha esquerda e no nariz. Pouco, mas sangrava.
Hoje, 23/07, ele está bem melhor, porém apresenta um comportamento preocupante: parece que ele ficou cego. Dá uns pulinhos em busca "de algo" alto, tateia o piso (toalhas, colchão) parecendo estar em busca de apoio. Quase não dorme e fica, a maior parte do tempo, bem agitado. Só sossega quando está no colo da Noémia ou no meu, envolto numa toalhinha.
Ele aparenta ter uns 8 meses, ou menos.
Estamos administrando Geleia Real in natura, Ensure e Ginkgo biloba.
Ela ainda não produz nenhum som. Hoje ele comeu um pouco de papinha de mamão misturado com o leite Nam - na seringa.
Agora torcemos para ele melhorar e sair pulando feliz da vida e saudável!
Este que aparece fazendo carinho e protegendo o pequeno sagui -- cujo nome será ZEQUINHA, é o Francisco. Um Callitrix Jacchus que já está conosco há quase oito anos. É devidamente licenciado pelo IBAMA, tem acompanhamento veterinário constante e NENHUM deles foi capturado da natureza por nós e NÃO ESTÃO À VENDA.

Veja o vídeo:
LUGAR DE ANIMAL SILVESTRE É NA MATA!
NÃO CAPTURE ANIMAIS SILVESTRES. NÃO COMPRE E NÃO VENDA ANIMAIS SILVESTRES!
Esses, que estão conosco, são resultado de fatalidades e não sobreviveriam sozinhos na natureza. Por nosso gosto, estariam livres. Como têm de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.