Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A "Nova" Colonização do Brasil



94,6% dos vistos de trabalho são para estrangeiros qualificados, diz governo.

De 2009 a 2012, foram 229 mil vistos a quem tem nível técnico ou superior.

Ministério prepara sistema para agilizar a concessão dos vistos de trabalho.

Estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam que 94,6% dos vistos de trabalho para estrangeiros, emitidos pelo governo brasileiro entre 2009 e 2012, foram para profissionais com formação no ensino técnico profissional, superior incompleto e completo, pós-graduação, mestrado ou doutorado.

Foram 242.466 autorizações concedidas nos últimos quatro anos, sendo 229.468 a estrangeiros qualificados. Em 2012, das 73 mil licenças de trabalho concedidas, 68 mil (93,1%) foram para trabalhadores com nível de escolaridade avançado.

Com o aumento da demanda por trabalhadores qualificados de fora do país, a Coordenação Geral de Imigração instituiu o Cadastro Eletrônico de Empresas demandantes de profissionais estrangeiros para reduzir a quantidade de documentos necessários ao pedido de visto. O sistema faz com que a documentação da empresa fique digitalizada, não sendo necessário enviar os documentos novamente em uma próxima solicitação.

O objetivo do Ministério em digitalizar o procedimento de pedido de autorização de trabalho a estrangeiros, com os documentos sendo enviados em meio eletrônico com certificação digital, é eliminar totalmente os documentos enviados em papel. De acordo com Paulo Sérgio de Almeida, coordenador geral de imigração do Ministério do Trabalho e presidente Conselho Nacional de Imigração (CNig), o novo sistema deve ser finalizado ainda no primeiro semestre e começará a funcionar em junho.

Segundo o MTE, o número de vistos para trabalhadores estrangeiros subiu 3,54% no último ano. O Governo Federal vê com bons olhos a chegada desta mão de obra qualificada. "Esses profissionais são altamente qualificados e vêm ao Brasil exercer profissões nas áreas de gerência e supervisão em empresas que demandam conhecimento não disponível", diz Almeida.

"Trabalhadores imigrantes qualificados podem introduzir no país novas formas para a utilização de máquinas e equipamentos, além de novas formas de gestão. Como esta mão de obra foi qualificada em contextos distintos ao nacional, ela traz conhecimentos incorporados que podem levar a avanços tecnológicos", afirma Rosane Silva Pinto de Mendonça, diretora de programa da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República.

Fonte: G1

E você?
Vai ficar ai parado e embasbacado, esperando para trocar suas riquezas, sua cultura e o seu futuro por espelhinhos, apitos, colares e chocalhos?

2 comentários:

  1. os brasileirosjá foram transformadosem "babacas" não tem capacidade de pensar em profundidade a não ser escalação de times ,cantores ,B.B.B. e afins portanto não tem luz no fim do tunel.

    ResponderExcluir
  2. Os estrangeiros irão tomar lugar de emprego dos brasileiros. Muito bom Brasil, parabéns ---'

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.