Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O mar avança com violência e ameaça residências na Praia de Pirambu/SE


31-12-2012

Moradores estão assustados com a possibilidade real de verem suas residências serem tragadas pelo mar a qualquer momento.




A comunidade da cidade de Pirambu/SE já se acostumou com as constantes alterações no curso do Rio Japaratuba, em sua foz, no encontro com o Oceano Atlântico, provocadas pelas correntes marítimas com mais intensidade, bem como devido à diminuição da vazão do rio, ao longo dos últimos 25 anos.



Contribui para isso a diminuição da vazão do Rio São Francisco desde 1987/97, quando fora construída a Usina Hidrelétrica de Xingó entre os municípios de Canindé do São Francisco (SE) e Piranhas (AL), que provocou alterações na dinâmica das marés no que chamamos o Delta do São Francisco que se estende dos municípios de Brejo Grande, Pacatuba e Pirambu.



O avanço do mar sobre os primeiros 500 metros da praia, já está tragando bares da parte histórica, como o Tubarão da Praia e agora já está há menos de um metro da Avenida Oceânica, ameaçando tragar a qualquer momento primeiramente aquela via de acesso a praia e em seguida as residências (casas de veraneio) e o Bar Estação Verão.

Por Claudomir Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.