Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Te cuida menino!

... Desculpe o Auê, eu não queria magoar você...
Oh, menino, quanta confusão! Desculpe chama-lo assim, mas não me acostumei com o nome Governador. Para mim será sempre Deda, aquele menino sonhador, eloqüente, que tinha um brilho cativante nos olhos. Éramos de tendências políticas diferentes, mas gostava da sua leveza, do seu jeito cativante de estar sendo, da sua tolerância às idéias que divergiam. É verdade que às vezes me assustava com a sua vaidade, quando resolvia realçar as cores da sua cauda, mas ninguém é perfeito. Gostávamos muito da Rita Lee, lembra-se? Íamos para as noitadas, que fumacê, não era, menino? Não tínhamos preconceitos, pois isso fazia parte desse tal de Rock-and-Roll.
"É proibido fumar
Diz o aviso que eu li
É proibido fumar
Pois o fogo pode pegar
Mas não adianta o aviso olhar
Pois a brasa aqui agora eu vou mandar
Nem bombeiro pode apagar"
Era assim, menino. Você deve estar lembrado, pois o Poder muda as pessoas, mas não apaga as suas memórias. Caretas, "numa boa", politizados, alienados, todos juntos curtindo Paz e Amor, sob o som da Rita, lembra-se? E quando tocava...
"Meu bem você me dá
Água na boca
Hum! Rum!
Vestindo fantasias
Tirando a roupa
Molhada de suor
De tanto a gente se beijar
De tanto imaginar
Imaginar!
Loucuras..."
Que bom, não era? Sinto-me saudosa quando lembro...
"Olha meu irmão
Vamos passear, vamos voar
Dê a partida, acelere a vida
Vamos amar
Ande depressa
A vida tem algo mais para dar"
Daquela época, quase nada restou, não é menino? Nem mesmo as fantasias dos carnavais que gostávamos, pois hoje lhe vejo em um camarote vip no Pré-Fabi, bebendo whisky na companhia daqueles que outrora eram seus inimigos ideológicos.
"- Por que whisky sim? Por que Cannabis não?
- Cuidado com polícia
Cuidado com ladrão
Não seja condenado a votar em canastrão
Obrigado não
Obrigado não"
De onde eu estou, menino, dá para ver tudo. Vi a Policia ostensivamente prendendo os garotos, fazendo revistas em busca da marijuana, semeando o medo e promovendo a tristeza. Menino, essa festa não era um Pré-Fabi, onde as cordas da exclusão incita as estocadas de estiletes e o roubo. Era a festa de despedida dos palcos da maior roqueira brasileira e como você acha que ela iria se comportar?
"Por isso não provoque
É Cor de Rosa Choque
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Não provoque!
É Cor de Rosa Choque"
A sua Policia sem preparo para policiar eventos dessa natureza, provocou, menino. Claro que a Atalaia Nova não é mais aquele paraíso que conhecíamos e que tudo levava a crer que se transformaria em uma Praia do Forte. Mas para que tanto preconceito com bairros humildes como a Terra Dura, Aloque ou mesmo a Atalaia Nova? Aliás, dizem por aí que a Policia está sem comando e quem manda é uma tal de Associação que promove passeatas, enfermidades coletivas para não trabalhar e outras coisinhas mais. Cuidado, menino, um governo democrático não pode ser confundido com um governo fraco e a quebra da hierarquia militar sempre foi um poderoso adubo para os movimentos golpistas. Onde se encontra o menino que conheci?
"Hoje mesmo eu te vi
Pensei que fosse o seu pai
Que decepção
Eu fiquei triste de ver
A sua vida começando pelo lado errado
E você está acreditando mesmo
Que gente fina é outra coisa
Mas gente fina é outra coisa"
Que horror! Será?
"O ovo frito, o caviar e o cozido
A buchada e o cabrito
O cinzento e o colorido
A ditadura e o oprimido
O prometido e não cumprido
E o programa do partido
Tudo vira bosta..."
Meu Deus!!! Será que os versos da Rita são proféticos?
"Por que você diz que vai fazer e não faz
Assim não da mais
E eu não posso deixar
Se alguém coisa esta errada eu preciso falar
A verdade
A verdade"
Cuidado, menino. A vida é cheia de surpresas, de imprevistos e ás vezes é como andássemos bêbados em uma corda bamba. Você vive cercado de bajuladores, oportunistas e de inimigos por todos os lados. Será que seu Vice quando assumir vai lhe garantir uma eleição folgada para o Senado? Ele diz que sim, mas você o conhece bem ao ponto de saber que a sua ambição em ser Governador pode leva-lo à pratica do voto camarão. E quem Amorim vai dar maior preferencia, a você ou ao irmão? E possivelmente, você não vai ter aquela ajudazinha financeira de Lula na ultima hora que lhe possibilitou ganhar do Negão, segundo alardeia pelos cantos da cidade, Jackson Barreto. Que sinuca de bico, menino. Abra os olhos, senão...
"Hei você!
Gigolô de opinião
Primo do Papa João
Vai acabar sua mamata
A sua vida é uma farsa"

Alô, se ligue, garoto. A vida não é só dinheiro e poder. Do lugar onde me encontro posso lhe falar isso com muita segurança. Vejo que o alagoano Edvaldo progrediu muito. Lembro-me dele tentando tocar bateria em um conjunto de rock, enquanto você fazia um filme em sua super 8, ao mesmo tempo que tentava me explicar as técnicas da filmagem. Depois ele virou zabumbeiro e na atualidade, construtor. Geralmente é nisso que dá a luta de classe impulsionada pelo ressentimento, pois o ódio e amor são almas gêmeas e a burguesia tem seus encantos. Acho que você seria mais feliz se tivesse optado pelo cinema e quem sabe se não teria sido premiado com o Oscar? Acho que você está pensando que estou louca, não? Você sempre dizia isso quando eu insistia em uma hipótese que não lhe agradava.
"Sim! Sou muito louca
Não vou me curar
Já não sou a única
Que encontrou a paz
Mas louco é quem me diz!
E não é feliz!
Eu sou feliz!..."
Sabe o que você deveria fazer?
"Num programa de índio
Vá rodar um cachimbo
Que é pra paz não dançar na tribo"
Tchau, baby. Estou zarpando. Grana e poder? Tô fora! Quer saber de uma coisa?
"Sou nova demais pra velhos comícios
Sou velha demais pra novos vícios"

Texto de Heloísa Matos, psicografado por Ivan Bezerra de Sant Anna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.