Páginas

sábado, 25 de setembro de 2010

Epopéia e Atraso

DICA DO MEU AMIGO RODNEI ALQUATI.


Epopéia e atraso!



Carlos Vereza






Os judeus,encurralados na montanha de Massada, prefiriram o suicidio coletivo a serem dominados pelos romanos, chefiados pelo General Flavius Silva, em 73 DC.


O povo brasileiro está cometendo o mesmo ato por motivos opostos à dignidade dos bravos judeus: suicidam-se, escolhendo um destino "estórico",que levará o país ao declínio, ao atraso, em um momento Histórico, em que a globalização conduz a humanidade ao intercâmbio em todos os aspectos, sobretudo na ampliação das liberdades democráticas.


A internet, por exemplo, não sobrevive em regimes autoritários, um meio de comunicação avesso à censura, como, infelizmente sinalizam, as pretenções arbitrárias do partido(?) da senhora Dilma Roussef!


Quando teremos o sentimento de cidadania, para sentirmos a nossa pátria, como extensão dos nossos próprios destinos, das nossas próprias escolhas?


No momento, em que Cuba, abre seu, digamos, sistema, para um maior liberalísmo econômico,assístimos, atônitos, stalinistas embalsamados, saírem de seus sarcófagos, tentando reverter o fluxo irreversível de um mundo cada vez mais conectado!


Retorno à Massada: alí, mais que a defesa da honra, havia a certeza,que o ato extremo, perpetuaría a epopéia de um povo perseguido desde tempos remotos, e que sobrevive, até hoje, exatamente por preservar em seu inconsciente coletivo, que não caminhou impunemente, durante 40 anos em busca da Terra Prometida, um pequeno país cercado de ódio por todos os lados, e sim para manter iluminada a chama de uma persistência que sobrevive desde a poeira dos tempos...


E nós... Precários macunaimas, preferindo a acomodação aos trópicos... Ao langor... Á uma pretensa 
esperteza, que nos mantém ao atraso... À sífilis... Impaludismo... Barriga d'água...Leptospirose... Dengue... Lombriga... etc.




"Calo-me... Espero... Decifro... As coisas talvez melhorem. Mas eu não sou as coisas e me revolto!"
Carlos Drummond de Andrade.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.