Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2010

Um País Esculhambado


“O problema da democracia é que, na maioria das
vezes, uma minoria corrompida é eleita por uma multidão de ignorantes”


Pesquisa do Datafolha mostra que 61% dos eleitores não sabem apontar as qualidades e os defeitos de José Serra e Dilma Rousseff. As intenções de voto são na base do “chute”.

Em país esculhambado que se preze, sua população avacalhada responde às pesquisas de intenções de voto na base “do chute” ou diz qualquer coisa para se livrar do pesquisador. Enquanto analistas políticos, jornalistas e marqueteiros discutem e fazem comentários sobre os últimos resultados de pesquisas para presidente da República – “Serra cai, Dilma sobe; Serra avança, Dilma não cresce” - o Instituto Datafolha, da Folha de São Paulo, publicou o resultado de uma pesquisa realizada entre os dias 25 e 26 de março que revela em cores vivas que o povo brasileiro não leva a sério a eleição de presidente do País.

Pasmem todos, mas a pesquisa mostrou que a maioria dos eleitores não sabe dizer exatamente quais são as qualidades dos 2 principais candidatos a presidente da República, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Vejam esses números estarrecedores: 61% dos eleitores não conseguem identificar a maior virtude de Dilma Rousseff. No caso de José Serra (PSDB), que lidera as intenções de voto, o percentual chega a 47%. Quando se trata de citar os defeitos dos pré-candidatos: 71% não sabem dizer o maior ponto negativo da petista, e 63%, o do tucano.

Trocando em miúdos: os percentuais de intenção de voto aos candidatos José Serra e Dilma Rousseff registrados pelas pesquisas eleitorais não passam de “bota que eu vou votar no Serra” ou “vai a Dilma mesmo”. Não há qualquer resquício de um mínimo de conhecimento sobre “quem é” o candidato. Tudo se resume ao exercício do “serve qualquer um, não vai mudar muita coisa mesmo”. Poucos são aqueles que definem seu voto em função da honradez e da capacidade administrativa dos candidatos. A maioria não está nem aí para isso.

Como foi dito acima, somente em país esculhambado com a maior parte da população avacalhada (como o Brasil) é que acontece tal aberração. Como diria o sensacional George Bernard Shaw (1858/1950): “O problema da democracia é que, na maioria das vezes, uma minoria corrompida é eleita por uma multidão de ignorantes”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.