Páginas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Scanner lê livros e textos em voz alta


O Plustek Book Reader V100 é uma máquina que converte palavras escritas em discursos de voz, apenas com o toque. Basta posicionar um livro no scanner, que funciona com reconhecimento ótico, e apertar um botão: as páginas são transformadas em um arquivo de áudio em MP3. Desenvolvida para deficientes visuais, ela tem resolução de 1200 dpi e pode também ser usada pelos fãs de audiobooks. A voz de leitura é confortável e, apesar de algumas pausas, não lembra a de um robô. O único problema é o preço, R$ 2.500,00.


O Plustek Book Reader V100 permite digitalizar diferentes tipos de material impresso, podendo salvar esses documentos em disco, com a opção de gerar um arquivo (em diversos formatos gráficos); permite extrair e reconhecer textos presentes em imagens e documentos digitalizados (OCR), gerando arquivos em formato TXT e PDF; realiza a leitura de textos digitalizados ou obtidos a partir de um arquivo em formato PDF, que poderá ser narrado por uma voz agradável e de boa entonação, nos idiomas português ou inglês; permite salvar o texto falado em arquivos de áudio (em formatos MP3 ou WMA); permite ainda ler em voz alta os comandos e menus acessados no computador, assim como o texto que o usuário está digitando em uma determinada janela de uma aplicação qualquer do PC; oferece também uma lupa para ampliar a tela e os textos nela contidos, que podem ser lidos.


O Book Reader é de fácil uso. Basta colocar um documento ou livro no scanner e pressionar uma das três grandes teclas de função do painel frontal do equipamento, que definem o tipo de documento digitalizado (colorido, preto e branco ou texto puro). O scanner irá digitalizar o texto e em seguida ativar automaticamente o programa de leitura do texto (TTS).

Também é possível digitalizar o texto disposto em diferentes orientações -livro aberto, virado de lado ou virado para cima/baixo. O programa identifica automaticamente a orientação do texto digitalizado e reconhece o texto de modo inteligente (separando imagens e gráficos da parte textual). O programa de síntese de voz permite ajustar a velocidade da narração e do volume, assim como pode repetir sentenças e soletrar palavras.


O Plustek Book Reader V100 tem como requisitos o uso de um computador PC com sistema operacional Windows 2000 ou XP. A conexão é feita pela porta USB. O equipamento vem com um CD-ROM de instalação com os softwares necessários para a utilização.



O Book Reader da Plustek é uma ferramenta de grande valor para pessoas com deficiências visuais e/ou limitações de acessibilidade a documentos e textos. O equipamento fornece um conjunto bastante atrativo de ferramentas e funcionalidades, sendo atrativo inclusive para outros tipos de usuário. O Book Reader é simples de usar e cumpre muito bem suas funções, mas possui uma documentação e manuais limitados e, na versão atual do equipamento, não foi possível a instalação e o uso no Windows 7.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.