Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

Montar o computador ou comprar pronto?

http://4.bp.blogspot.com/_0xmUgnsNV88/S468iIH_6rI/AAAAAAAACOc/Q49lXbVOe2I/s320/gabinete4.jpg


Uma pergunta que não cessa:"Montar o computador ou comprar pronto". Confesso em dizer que, cada caso é um caso, mas MANDAR montar o computador sob consultoria de um técnico especializado com experiência, acaba saindo muitas das vezes mais barato de melhor qualidade, mas ALGUMAS VEZES com uma garantia muito frágil, vou explicar. existem algumas maneiras de comprar um computador:


1º Comprar em grande loja, mercado ou atacadista.


Esse, acredito eu, é o modo que os consumidores mais compram. Com a massificação de pagamento facilitado, carnê e desconto com dinheiro, fica fácil adquirir um computador. A grande vantagem de comprar assim (Casas Bahia, Ponto Frio, Ricardo Elétro e outros) é você ter um computador já com software original e 100% legalizado, as facilidades de pagamento e até uma certa variedade de marca. Comprando assim a garantia fica com o FABRICANTE DO COMPUTADOR (Positivo, Dell, Semp Toshiba, Sony...), na maioria das vezes de um ano, e alguns casos até 3 anos.

Agora vamos as desvantagens, em primeiro lugar os vendedores dessas lojas quase sempre são formados no BBB, é sério, procure não depender dos vendedores para tomar decisões para compra o seu computador, se suas condições lhe permitem apenas comprar dessa maneira, peça indicação de um técnico, procure entre amigos técnicos de confiança, pesquise.

Para quem gosta de jogar não é uma boa opção comprar dessa maneira, aconselho esse modo para quem quer um computador para estudar/trabalhar e a única dica que eu dou é depois do 1º ano, abrir a máquina e trocar a fonte por um fonte REAL, claro também de usar um no-break.


2º Montar o computador com técnico particular.

Mandar montar o computador é a melhor de maneira de deixar a máquina a cara do DONO, personalizada, peças de alta qualidade, escolhida a dedo uma a uma. A Grande desvantagem é precisar de um investimento em espécie, em outras palavras ter dinheiro na mão!

Dessa maneira se contrata uma pessoa de confiança, ele vai lhe cobrar uma visita para lhe fazer essa consultoria, depois vai em pequenas lojas especializadas para comprar as peças (Placa-mãe, processador, memória e etc.) e depois monta, instala os softwares e leva até você, isso é um serviço muito personalizado, tudo depende de muita conversa e negociação, se você reparar são pelo menos 3 serviços que você utiliza do técnico (Consultoria + Montagem + Formatação ). Um técnico cobra em torno de R$160,00 a R$200,00 para fazer esse tipo de serviço, digo esse preço falando num aspecto geral só para ilustrar, claro que isso varia de técnico e de estado para estado.

Nesse método é importante você não esquecer de exigir a compra do Software Original (Isso vai deixar mais CARO) e exigir uma fonte REAL! Uma grande dica para facilitar a sua compra é que o Monitor e o sistema original podem ser comprados em grandes lojas e até parcelados, incluindo lojas on-line como o Submarino, Americanas, etc..

A desvantagem de montar uma máquina com técnico particular é garantia. A garantia das peças atualmente é de 90 dias, nessas pequenas lojas especializadas (Standys de informática) e depois tem que correr com o fabricante da peça ( Intel, Nvidia, AMD, ATI, Kingston...) só para exemplificar; se sua placa-mãe "pifar", se tiver dentro dos 90 dias, vai trocar com a loja, se depender do fabricante, vai ter ligar para o suporte, enviar a peça para eles e eles retornam. Depois de um "longo e tenebroso inverno"!

Devo lembrar que o técnico cobra (e deve cobrar) mais um serviço para repor essa peça, o serviço do técnico particular não está ligado a garantia de peças do fabricante. Pessoas que gostam de jogar jogos de ultima geração ou que trabalhem com Designin ou qualquer outra profissão que exija bastante do hardware do computador devem optar por este modo de compra.


3º Montar numa loja.

Existem pequenos Standys ou lojas especializadas que você faz o orçamento com as peças que você desejar, geralmente vendedores dessas lojas são melhores em lhe ajudar do que vendedores de grandes atacados. Outra vantagem é quase sempre a loja ter um técnico a disposição. Nesse caso você vai comprar a máquina ao seu gosto dentro das limitações de fornecedores que a loja tem. A Garantia, geralmente é um ano da loja e cada peça do fabricante correspondente. Hoje em dia a melhor dica é ir até uma loja dessas e perguntar, pesquisar é orçar.

Infelizmente as pequenas lojas não tem um capital de giro tão alto, com isso ela não pode fornecer muitas condições de pagamento, quase sempre é dinheiro, dividir no cartão de crédito ou financiar pela financeira.

Se souber pesquisar é melhor opção, é um bom meio termo e você não fica dependendo 100% de um técnico particular, nesse método de compra eu aconselho, ter um técnico para lhe poder dar consultoria e depois poder instalar os demais programas que precisarem na máquina, usar fonte REAL e no-break, esse método cabe a todos os tipos de cliente.


Concluindo...

Um fabricante que eu gosto muito é o DELL. Eles vendem direto pelo site (www.dell.com.br) , tem suporte por telefone muito bom. É é como se fosse comprar direto na "fábrica"; pelo menos em teoria.

Repare que você sempre vai depender de um técnico, principalmente se você trabalha com coisas pesadas no computador, tudo que escrevi acima é variável de cidade, Estado...

Então o primeiro passo é PESQUISAR! E muito!

E lembre-se: computador se troca no máximo de 3 em 3 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.