Pessoas com náuseas constantes podem estar sofrendo de transtornos de ansiedade ou depressão, e não somente de desarranjos gastrointestinais
“Esses dados podem evitar que as pessoas tomem medicações desnecessárias para a náusea, passem horas no consultório de especialistas desnecessariamente e tenham uma melhor qualidade de vida em longo prazo”, diz Tone Haug, pesquisador da Universidade de Haukeland, na Noruega.
A equipe de Haug conduziu um dos mais amplos estudos sobre a prevalência da náusea feitos até hoje e publicou-o no periódico General Hospital Psychiatry. De acordo com os resultados da pesquisa, aproximadamente 48% das 62 mil pessoas observadas durante o período de um ano tinham problemas gastrointestinais, e em 13% dessas pessoas os problemas eram constantes.
“Durante o estudo, chegamos à conclusão de que os níveis de ansiedade e depressão eram significativamente altos nessas pessoas, comparando os dados de indivíduos saudáveis”, diz Haug. O estudo apontou que 41% dos indivíduos que reclamavam constantemente de náuseas e enjoos sofriam de transtornos de ansiedade, enquanto 24% foram classificados como depressivos.
A náusea também foi considerada o maior indicativo para ansiedade. Os indivíduos que disseram se sentir enjoados durante longos períodos tinham três vezes mais propensão a também estarem sofrendo de transtornos de ansiedade e uma vez e meia mais possibilidade de estarem deprimidos. A idade, o estilo de vida e outros problemas de saúde foram menos determinantes para os sintomas de enjoo do que ambos os transtornos.
Como o primeiro contato desses indivíduos normalmente são com especialistas médicos, os transtornos mentais podem acabar sendo subdiagnosticados, dizem os pesquisadores. Esses profissionais, quando deparados com náuseas e enjoos com causas difíceis de serem identificadas, devem considerar a probabilidade de que a ansiedade ou a depressão possam ser a causa.
Porém, não se desespere! Existe um procedimento ridiculamente simples que promete controlar níveis de ansiedade e enjoo. Vamos apelar para as tradicionais técnicas de acupuntura, que estão há milênios tratando vários males através de estimulo em regiões específicas no corpo.
Existe um ponto capaz de aliviar a ansiedade, relaxar o corpo, controlar náuseas, insônia, vômitos e até equilibrar a temperatura do organismo. Estamos falando do ponto PC-6 ou Nei Guan, como é chamado pelos acupunturistas.
Para localiza-lo, basta medir três dedos abaixo da dobra do pulso. O ponto fica no meio entre os dois tendões flexores.
Segundo o Centro de Estudos de Terapias Naturais, para estimular a energia contida e usufruir dos benefícios do ponto PC-6, basta massagear o local suavemente e de forma circular, no sentido horário por 2-5 minutos, em ambos os braços. Relatos indicam que também funciona se apenas pressionar, por cerca de 1 minuto.
Segundo estudos, estimular o ponto Nei Guan também é um tratamento eficaz para doenças cardiovasculares, principalmente para arritmia e problemas no fluxo sanguíneo. Nesse caso, o ideal é que escolha estimular o ponto na parte da manhã, potencializando os batimentos do coração, que descansou bastante durante a noite.
Indicações de uso
Para dor abdominal, dor no braço, asma, arritmia cardíaca, condições cardíacas, desconforto no peito, dor no peito, dor no cotovelo, febre, dor de cabeça, enxaqueca, soluço, dor na região do hipocôndrio, histeria, insônia, icterícia, malária, problemas de memória, menstruação irregular, problemas mentais, distúrbios do metabolismo, náusea, palpitações, prolapso retal, convulsões, dor de estômago, dor cirúrgica ou pós cirúrgica, vômito, choque de Vento.
Fontes: Associação Brasileira de Psiquiatria / ucla | unimedfesp | cetn | itmonline | almaacupuncture | flordeameixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.