Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2015

BREVE HISTÓRIA DA CANETA

Dos sumérios até a caneta Bic...


Ligado diretamente ao avanço do conhecimento e história das civilizações, a escrita e seus instrumentos tem grande importância.

Na linha do tempo.

3.500 A.C – Sumérios - escrita cuneiforme através de objetos de madeira ou de ossos em forma de cunha.

2.500 A.C. -   Egito - o papiro, o percursor do papel, usavam ossos molhados em tinta vegetal.
Idade Média – o instrumento mais usado era feito de simples penas de aves talhadas, principalmente o ganso, que aliás deteriorava muito rapidamente.

Dante Alighieri, Shakespeare, Cervantes e muitos outros importantes escritores usaram a caneta de pena para escrever suas imortais obras.

Com a necessidade de instrumentos mais duráveis iniciaram as primeiras tentativas de “penas” de metal por volta do Século XV.

Com o advento do aço no Século XIX aparecem as canetas de metal, mas não era prático para a mobilidade de homens de negócios pelo fato de precisar ter sempre ao alcance um tinteiro.

Em 1884 Lewis Edson Watermann patenteou a primeira caneta-tinteiro da história, criou uma companhia e vendia suas canetas dando nada menos que 5 anos de garantia.
Depois László József Bíró, um jornalista húngaro, radicado na Argentina, inventou a caneta esferográfica, baseado nos estudos conceituais de John J. Loud.

Aprimorou o invento e registrou nova patente em 1938 em Paris, mas como não tinha condições financeiras para expandir a fabricação, vendeu sua patente para dois países: nos Estados Unidos, à empresa Eversharp-Faber e na França à Marcel Bich.

(Em 1948 – Abre em Curitiba a mais antiga loja de canetas do Brasil)
Em 1949 com a designação de “caneta Bic”, abreviação de Marcel Bich, com um preço acessível teve rápida aceitação na Europa e mais tarde também com os consumidores dos Estados Unidos, tendo até os dias de hoje enorme sucesso comercial em canetas esferográficas.


Embora hoje nos parece um instrumento trivial, a caneta, seja tinteiro ou esferográfica, exigiram enormes esforços em engenharia e soluções tecnológicas, além de longos anos de trabalhos pioneiros.

Curiosidade:

Como abastecer Caneta Tinteiro Parker 61:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.