Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

VÍCIOS E AS DOENÇAS

OS VENENOS QUE O CIGARRO POSSUI

O cigarro possui 4.270 substâncias tóxicas, entre elas muitos são venenos, como colidrina, ácido cianídrico, fenól, furfural, formól, cresol, acoleína, piridina, arsênico e sais amoniacais. Deve-se à colidina o cheiro do fumo. Nas propagandas são citados como de baixos teores. As primeiras tragadas não produzem tantos estragos. Depois, a nicotina e os demais produtos químicos provocam a irritação dos condutos pulmonares, segregando uma mucosidade, ou "humus viscoso".
A mistura do alcatrão com o muco acaba por obstruir e deteriorar os pulmões. Por fim, o fumo aspirado encontra-se saturado de nicotina e demais produtos, que recobrem as paredes dos pulmões de alcatrão líquido, causando maior irritação e provocando mais segregação de muco que os dois primeiros terços do cigarro juntos. A nicotina é altamente venenosa. Cada cigarro contém 2 mg de nicotina. Metade dessa quantidade seria suficiente para matar uma pessoa, caso a nicotina fosse injetada sob a pele.
O alcatrão é um líquido escuro e viscoso, de cheiro forte; o ácido cianídrico, um líquido incolor volátil, é o mais rápido, violento e fulminante de todos os venenos conhecidos, tão fulminante que matou o seu descobridor, o químico suíço Karl Scheele. Se os rins e o fígado não metabolizassem parte do ácido contido no fumo, o homem morreria à primeira tragada.

DOENÇAS CAUSADAS PELO CIGARRO
- Sistema respiratório: bronquite, enfisema, câncer pulmonar, angina de peito, laringite, tuberculose, traqueíte, rouquidão.
- Sistema digestivo: diminuição da secreção gástrica, do apetite, dificuldade de digestão, úlcera gastroduodenal, quilite (inflamação dos lábios), sialorréia (salivação abundante), hepatite, ácido úrico.
- Sistema circulatório: arteriosclerose (20 cigarros ou mais por dia), varizes, flebite, isquemia, úlceras varicosas, palpitação, mal de Burger (trombose), aceleração de doenças coronárias e cardiovasculares.
- Sistema nervoso: uremia, mal de Parkinson, vertigens náuseas, dores de cabeça, nervosismo, opressão.

DOENÇAS CAUSADAS PELO ALCOOLISMO
- Produz irritação na mucosa gástrica e duodenal, levando o paciente à úlcera péptica.
- No fígado, uma das glândulas vitais do corpo, faz com que as células se encham de gordura, configurando o edema nebuloso, porta aberta para a cirrose hepática.
- No pâncreas, outra glândula de magna importância na fisiologia, haja vista que produz a insulina, hormônio que controla o teor de glicose do sangue, o pâncreas também sofre uma nefasta influência do álcool.
- O álcool determina depósitos de gordura nas artérias, ocasionando a terrível arteriosclerose que leva o paciente à angina de peito, uma dor insuportável produzida pela diminuição da circulação sanguínea no miocárdio, o músculo nobre do coração.
- Na esfera do sistema nervoso todos conhecemos sobejamente quais são os malefícios irreversíveis do alcoolismo, provocando o delírio tremens, os derrames cerebrais, as paralisias, as alterações do comportamento, até mesmo a loucura mais completa!
O Álcool é Depressor do Sistema Nervoso Central. São gravíssimas as consequências do uso crônico do Álcool. Vão das elevações de pressão arterial, às úlceras, problemas cardíacos, à cirrose hepática, às hepatites, tumores de laringe e esôfago...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.