Páginas

domingo, 15 de março de 2015

The House of the Rising Sun


"The House of the Rising Sun" (A Casa do Sol Nascente), também conhecida como "Rising Sun Blues", é uma música folclórica americana que fala de uma vida mal-sucedida em Nova Orléans. Há várias versões, algumas excelentes que tornaram bandas famosas, e outras péssimas realizadas por bandas já famosas.

Uma teoria afirma que a música é sobre uma filha que matou o próprio pai, um jogador inveterado e alcoólatra, que batia em sua mãe. A frase "casa do sol nascente" é frequentemente entendida como um eufemismo para bordel, mas não foi determinado ainda se a música se refere a um lugar que realmente existiu ou se fictício.

Pode ser que a "casa do sol nascente" seja um presídio, de onde alguém veria o sol nascer em primeira pessoa, esta ideia tem suporte na menção lírica "a ball and chain" (uma bola e corrente, ou seja, um grilhão), embora também esta seja uma gíria usada pelas esposas para as visitas conjugais.

Existem apenas três locais com evidências históricas candidatos a serem a real "Casa do Sol Nascente", o primeiro é um hotel que incendiou-se em 1822 e cujas evidências arqueológicas foram encontradas em escavações em 2005. Foram encontrados documentos, potes de rouge e cosméticos em quantidade indicando que o local estava associado à prostituição.

O segundo local, é um clube mais à frente no século XIX, chamado "Rising Sun Hall" dedicado a encontros sociais, comumente alugado para festas e salão de danças, no entanto, ligações à jogos de azar ou prostituição não conseguiram ser evidenciadas.

Um terceiro local chamava-se "The Rising Sun", que realizava muita panfletagem na década de 1860, era caracterizado como cafeteria, restaurante e cervejaria.


Há uma possibilidade de que a casa ainda exista e esteja localizada no mesmo endereço onde funcionou entre 1862 e 1874 uma casa de prostituição, cuja cafetina chamava-se Marianne LeSoleil Levant, cujo nome traduzido do Francês significa justamente The Rising Sun.



House Of The Rising Sun
There is a house in Charming Town
They call the Rising Sun
And it's been the ruin of many a poor girl
And me, Oh God, I'm one

If I listened to my mama
Lord I'd be home today
But I was young and foolish
Handsome rider led me astray

Go tell my baby sister
never do what I've done
To shun the house in Charming Town
They call the Rising Sun

My Mother, she's a tailor
She sewed my new blue jeans
My sweetheart he's a rambler
Lord he rides in old machines

Now the only thing a rambler needs
is a suitcase and a gun
the only time he's satisfied
is when he's on the run

He fills his chamber up with lead
and takes his pain to town
only pleasure he gets out of life
is bringing another man down

He's got one hand on the throttle
the other on the brake
he's riding back to Redwood
To own his father's stake

And me I wait in Charming Town
The game my love has won
I'm staying here to end my life
Down in the Rising Sun

I'm staying here to end my life
Down in the Rising Sun.


-0-0-0-0-0-0-


Casa do Sol Nascente
Há uma casa na cidade de Charming
Eles a chamam de Casa do Sol Nascente
E tem sido a ruína de muitas pobres garotas
E eu, Ó Deus, eu sou uma
Se eu tivesse ouvido minha mãe
Senhor hoje eu estaria em casa
Mas eu era jovem e tola
Belo motoqueiro levou-me à perdição

Vá dizer para minha irmãzinha
Nunca fazer o que eu fiz
Para evitar a casa na pequena cidade de Charming
Eles a chamam de Casa do Sol Nascente

Minha mãe, ela é uma costureira
Ela costurou meus novos jeans
Meu namorado é um meliante
Senhor, ele pilota máquinas antigas

A única coisa que um meliante precisa
É uma mala e uma arma
E a única hora que ele se sente satisfeito
É quando está na estrada

Ele enche sua câmara com chumbo
E leva sua dor para a cidade
O único prazer que ele tem da vida
É derrubar outro homem

Ele tem uma mão no acelerador
A outra no freio
Ele está pilotando de volta para Redwood
Para ter o suporte de seu pai

E eu espero na pequena cidade de Charming
O jogo foi vencido pelo meu amor
Eu continuo aqui até o fim de minha vida
Na Sol Nascente

Eu continuo aqui até o fim de minha vida
Na Sol Nascente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.