Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Estremadura, Portugal - em 3D



Estremadura é uma antiga comarca ou província portuguesa estabelecida na Idade Média e extinta no século XIX, devendo o seu nome derivar do latim Extrema Durii (extremos do Douro), por designar os territórios adquiridos, na sequência da Reconquista cristã, para Sul do Douro (tal é, de resto, também a origem etimológica do nome da região espanhola da Estremadura); com a progressão da reconquista para Sul, a noção de Estremadura, como terra de fronteira, foi também se alargando, de tal forma que, no século XV, a Estremadura correspondia, grosso modo, aos modernos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal.
Ao longo da história os limites da Estremadura foram muitas vezes alterados. No século XIX, quando deixou de ter significado administrativo, os seus limites correspondiam, grosso modo, aos atuais distritos de Lisboa, Leiria, Santarém e Setúbal.
Na reforma administrativa que houve em 1936 foi novamente criada uma Província da Estremadura. Esta nova província, contudo, englobava apenas uma fracção do território da antiga comarca homónima. Parte do território da antiga Estremadura ficou incorporada nas novas províncias do Ribatejo e Beira Litoral. Por outro lado, a nova Estremadura incluiu parte do atual Distrito de Setúbal que tradicionalmente pertencia à antiga província do Alentejo.
No entanto, as províncias de 1936 não tiveram praticamente qualquer atribuição prática, e desapareceram do vocabulário administrativo (ainda que não do vocabulário quotidiano dos portugueses) com a entrada em vigor da Constituição de 1976.

*Coloque em tela cheia para assitir o vídeo.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.