Páginas

quinta-feira, 15 de março de 2012

Reinvente-se!

“Time que está ganhando não se mexe”. Essa regra é perfeita para o futebol. Mas não vale pra vida. Não podemos marcar um golzinho no início do primeiro tempo e se fechar na retranca até o apito final. Temos que estar na ativa, atentos e em movimento. Quando paramos, sem perceber começamos a recuar.

Recentemente um amigo surpreendeu nossa galera. Tinha um emprego estável, garantido, bom salário e decidiu pedir demissão e partir pra outra. Algum problema? Não, estava tudo certo. Certo demais. Disse que estava sentindo sua mente atrofiar, já dominava a função. Começou a achar a situação perigosa quando se viu sem grandes ambições. Era invejado por muita gente, que acreditava que ele estava com o boi na sombra, não precisava fazer mais nada. Jogou tudo pro alto porque queria voltar a sentir um friozinho na barriga. Queria encarar um desafio sem a certeza de que conseguiria superá-lo. A certeza, aliás, pode ser uma ilusão.

Quantas empresas supostamente sólidas desmoronam de uma hora para outra, por não identificarem o momento de mudar o curso, de inovar seus produtos, de buscar novos mercados? Um exemplo recente foi a Kodak, uma empresa revolucionária que tirou a fotografia do mundinho dos profissionais e permitiu que qualquer mortal tivesse sua câmera para registrar suas férias, o aniversário dos filhos e as imagens mais clichês, como um por do sol à beira-mar. Atire o primeiro rolinho de 24 ou 36 poses aquele que, tendo mais de trinta anos, nunca teve uma máquina automática desta marca! Ninguém podia imaginar que este império pudesse ruir. O mundo mudou, a fotografia digital aposentou os rolos de filme, a empresa manteve-se estática, assentada sobre seus pilares há décadas tão firmes e bem sucedidos. Até que não havia outra saída a não ser fechar suas portas. Os funcionários registraram o útimo dia da companhia com seus aparelhos celulares e postaram em seus blogs, twitters e facebooks. Nenhum filme precisou ser revelado.

Não é um fato isolado. Aconteceu com empresas de aviação, construtoras, bancos, com a indústria fonográfica… por que não pode acontecer com a gente? Dê uma olhada em volta, veja se alguma coisa na sua vida está precisando ser repaginada. Inspire-se e mergulhe de cabeça no novo!


Texto de Hélio de La Peña

Um comentário:

  1. Detalhe que a Kodak foi a primeira empresa a deter a tecnologia da fotografia digital e nõ acreditou no sua própria invenção vendendo a tecnologia para outras empresas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.