Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA/2012

Porque eu vou concorrer junto à Academia Sueca ao
PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA/2012?



Embora saiba que sou um brasileiro com 88 anos de idade, sem fama, sem um Mecenas e sem a proteção do Olimpo, a realização desse desejo não é mais que um sonho.
Entretanto, confiando na imparcialidade dos jurados, e senhor de que poetas como Gabriela Mistral, Neruda, T.S. Elliot, seguramente inferiores a mim, foram laureados com esse cobiçado prêmio, lutarei para obtê-lo com a coragem dos cavalheiros da Távola Redonda.
Tenho a meu favor os seguintes motivos:
Primeiro – máxima de Goethe: "Seja qual for o teu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia.".
Segundo – máxima da Madame de Sévigné:: "Nul n’est profete em son pais.”.
Terceiro – Confio no valor da assertiva do Dr. Mário Cabral (escritor, poeta, crítico literário), membro da Academia de Letras de Nova York que, diferentemente da Academia Francesa, compõe-se de m ais de 2.000 Acadêmicos, e ainda, ele mereceu elogios do maior crítico literário do Brasil: Agrippino Grieco.
O Dr. Cabral deu-me a extrema honra de comparar-me, como poeta, a Goethe e a Shakespeare!
Quarto – muito me incentivam os comentários do Professor Universitário baiano Álvaro de Mello (escritor, poeta, crítico literário).
Ele, após a leitura do meu livro "Versos no Espelho", ofereceu-me comentário antológicos (vide anexo).
Outros intelectuais têm me incentivado e apoiado para a realização desse meu objetivo tão difícil, como os trabalhos de Hércules.
No caso, em que eu perca a batalha como Napoleão em Waterloo, no ano seguinte voltarei a pleitear esse Prêmio, exibindo onze livros escritos em sete diferentes gêneros literários. Livros estes que estão no prelo da Taba Editora, do Rio de Janeiro.
Para concluir esta resenha, faço anexar a Ode dedicada ao poeta Mário Cabral, de minha autoria, num momento de inspiração.
A Apollo, deus protetor dos poetas, apelo no sentido de receber o seu apoio para que o Brasil receba e se orgulhe de que um seu filho tenha sido laureado com o Nobel de Literatura.
Assim seja!


Edson Almeida Valadares
Dezembro de 2011



Um comentário:

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.