Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Só os africanos são "puro sangue"!



Se você possui herança não-Africana, você é parcialmente Neandertal, segundo um novo estudo na edição de julho da Molecular Biology and Evolution. A Discovery News vem escrevendo sobre miscigenação entre humanos e Neanderthais há algum tempo, então esta última pesquisa confirma descobertas anteriores.

Damian Labuda do Departamento de Pediatria da Universidade de Montreal e do Centro de Pesquisa CHU Sainte-Justine realizou o estudo com seus colegas. Eles determinaram que alguns dos cromossomos X humanos originam-se de Neandertais, mas apenas em pessoas de herança não-Africana.

Labuda foi citado dizendo em um comunicado de imprensa: "Isso confirma achados recentes sugerindo que as duas populações se cruzaram". Sua equipe acredita que a maior parte, senão toda, da miscigenação ocorreu no Oriente Médio, enquanto os humanos modernos estavam migrando para fora da África e se espalhando para outras regiões.

Os ancestrais dos Neandertais deixaram a África cerca de 400.000 a 800.000 anos atrás. Eles evoluíram ao longo dos milênios principalmente no que hoje são a França, Espanha, Alemanha e Rússia. Eles foram extintos, ou foram simplesmente absorvidos na população humana moderna, cerca de 30.000 anos atrás.

Neandertais possuíam o gene para a linguagem e tinham sofisticadas música, arte e habilidades de artesanato de ferramentas, portanto, eles não devem ter sido pouco atraentes para os seres humanos modernos na época.

"Além disso, devido aos nossos métodos terem sido totalmente independentes do material de Neanderthal, também podemos concluir que os resultados anteriores não foram influenciados por artefatos contaminados", disse Labuda.

Este trabalho remonta a quase uma década atrás, quando Labuda e seus colegas identificaram um pedaço de DNA, chamado de haplótipo, no cromossomo X humano que parecia diferente. Eles questionaram suas origens.

Avance rapidamente para 2010, quando o genoma do Neanderthal foi seqüenciado. Os pesquisadores puderam então comparar o haplótipo ao genoma do Neanderthal, bem como com o DNA de seres humanos existentes. Os cientistas descobriram que a sequência estava presente em pessoas de todos os continentes, exceto da África Subsaariana, incluindo a Austrália.

"Há pouca dúvida de que este haplótipo está presente por causa do acasalamento entre nossos antepassados
​​e os neandertais", disse Nick Patterson, do Broad Institute do MIT e da Universidade de Harvard. Patterson não participou na última pesquisa. Ele acrescentou: "Este é um resultado muito bom, e uma análise mais aprofundada pode ajudar a determinar mais detalhes."

David Reich, geneticista da Escola Médica de Harvard, acrescentou, "Dr. Labuda e seus colegas foram os primeiros a identificar uma variação genética em não-africanos que era provável ter vindo de uma população arcaica. Isso foi feito inteiramente sem a sequência do genoma Neanderthal , mas em função da sequência de Neanderthal, está agora claro que eles estavam absolutamente certos! "

A combinação entre homem moderno / Neanderthal provavelmente beneficiou nossa espécie, permitindo a mesma sobreviver em regiões frias e inóspitas para as quais os neandertais já tinham se adaptado.

"A variabilidade é muito importante para a sobrevivência a longo prazo de uma espécie", concluiu Labuda. "Cada adição ao genoma pode ser enriquecedora."

Fonte:
All Non-Africans Part Neanderthal, Genetics Confirm : Discovery News

Um comentário:

  1. Sempre achei isso! Nós temos genes de neandertais! É só olhar pra cara de muita gente por aí! Caras de trogloditas!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.