A imagem foi feita em 1838, com o aparelho daguerreótipo, em Paris.
O blog The Hokumburg Goombah colocou no ar este mês uma fotografia feita em 1838 com afirmação de que era a primeira imagem da história a retratar seres humanos ou, pelo menos, a sombra deles.
A imagem foi tirada pelo famoso aparelho “pai” da fotografia, o daguerreótipo. Louis Daguerre, seu inventor, construiu a foto com uma placa de metal em exposição por dez minutos. O local era a “Boulevard du Temple”, em Paris.
Como se tratava de uma via movimentada da capital da França, é possível que houvesse muitas pessoas no momento em que a foto foi tirada. No entanto, as limitações tecnológicas e o tempo de exposição “apagaram” a maior parte das pessoas. Somente são vistas duas sombras humanas, na parte inferior da imagem.
O laboratório de fotografia Lunar Studio fez uma versão colorida da imagem da Daguerre. De acordo com o Lunar, as cores permitem que se veja a sombra humana com mais nitidez. A imagem pode ser vista aqui.
Muito interessante! Só não entendi como foram apagadas as pessoas da foto original...
ResponderExcluirBj
Adri
Adriana: as pessoas foram apagadas da foto porque, na época, a câmara escura que Daguerre usava não captava as imagens como hoje. Ela precisava que as imagens fossem expostas ao seu orifício (por onde a imagem entrava e refletia nos sais de prata) por vários minutos. Uma pessoa atravessando a rua e saindo do alcance da "lente" em alguns segundos, não ficava registrado. Apenas imagens relativamente estáticas refletiam tempo suficiente. A pessoa que permaneceu na foto provavelmente ficou parada naquela posição por vários minutos.
ResponderExcluirAbraço!
Excelente e esclarecedora explicação, Jefferson Junior. Parabéns!
ResponderExcluirPessoal, essa figura humana na verdade, não seria parte de uma das árvores quebrada por um vendaval???
ResponderExcluirA impressão que tenho é que se trata de uma pessoa em pé, com a perna/pé apoiada em outra que está sentada engraxando o seu sapato. Ou seja, na minha opinião não é uma pessoa, mas duas!
ResponderExcluir