Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Panfletagem Eleitoral - Tática ou Sujeira?

Escola Parque (Aracaju/SE).
Como já é característico em eleições brasileiras, as zonas eleitorais foram inundadas por panfletos e adesivos políticos de todos os tipos, cores e tamanhos. Será que isso é realmente necessário?

No último domingo, dia 3 de Outubro, ocorreram as eleições para deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente da república. No total, são mais de 22 mil candidatos, informa o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Realmente, são muitos pretendentes para cada vaga, logo, se faz necessária a utilização da maior quantidade de métodos possíveis para ser visto, reconhecido e, principalmente, lembrado na hora da votação.

Com a proibição, este ano, de outdoors, boca de urna e outros métodos que são considerados trapaças, a panfletagem ganhou ainda mais espaço. Entrevistando algumas pessoas, descobri alguns dos motivos: o primeiro é o mais óbvio, como já diz o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”, portanto um rostinho sorridente sempre estampa os folhetos. O segundo é a justificativa de que, como campanha termina na hora da eleição, é necessário de desfazer de todo o material impresso que cada político ainda não distribuiu. O terceiro e mais curioso, por incrível que pareça, é que muitas pessoas votam em qualquer candidato, sem critério algum. Uma entrevistada, que não quis se identificar, disse com todas as letras que “votou no candidato “X” pois viu sua foto na frente da Zona e, como não havia decidido em quem votar, votou no único que estava à sua frente”.

Foto por Jefferson Junior
Contudo, há de se refletir se estes gastos são válidos do ponto de vista de investimento de campanha. Pergunto-me se não seria melhor investir em meios que proporcionassem a discussão, argumentação e apresentação de propostas à população. Isso não convenceria mais eleitores?

O fato é que todo esse material, proveniente de desmatamento, da destruição do meio ambiente (bandeira defendida por muitos candidatos) polui as cidades, sujam as ruas e praças e não servem pra muito mais que convencer eleitores que não têm mais nenhum critério para a decisão de quem governará o país.
.
.


Mas a principal questão que devemos pontuar é: os políticos utilizam-se da panfletagem porque o eleitor não sabe decidir, ou o eleitor não sabe decidir porque os políticos utilizam-se exacerbadamente da panfletagem?


Escola Parque (Aracaju/SE) - fotos por Jefferson Junior.

3 comentários:

  1. É Jeff Jr.
    É a tal da Zona Eleitoral no amplo sentido das palavras,
    deveria ser proibido a propaganda impressa na forma de santinhos e multas pesadas deveriam ser impostas.
    Os panacas dos politicos sujismundos ao menos deveriam usar a criatividade para divulgação oferecendo objetos uteis que não seriam jogados fora pelos eleitores tipo uma BMW, Mercedes, Ferrari, etc....kkkk
    Abraços,

    MDS Rodnei

    ResponderExcluir
  2. No dia da maior demonstração cívica somos obrigados a ver isso! Aqui em BH foi dai pra pior. Os partidos que fazem isso deveriam ter obrigação de limpar as ruas após as eleições.

    ResponderExcluir
  3. Jefferson, fiz um video de um desses caras jogando sujeira na rua, caso queira te mando pra publicar.

    []'s

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.