Páginas

sábado, 6 de março de 2010

Oba! Hoje é Sábado!!!

Pois é... e o sábado chegou!
Sábado, palavra derivada do latim sabbatum, que por sua vez deriva do Sabá hebraico, que designa o dia de oração e de descanso entre os judeus é - ou deveria ser, um dia exclusivo de descanso. De diversão. Um dia dedicado a relaxar. Pelo menos para a maioria das pessoas, pois outras fazem do sábado o seu dia principal de oração. De comunhão com seu Deus. De comunhão com si próprio, da familia e dos amigos.
E acredite: existem ainda aqueles que trabalham aos sábados! Assim como eu.
E já que hoje é sábado podemos, pelo menos por algumas horas, deixar os pesados fardos diários de lado. E quem diz isso não sou só eu, mas a Bíblia!
Veja o que diz a Bíblia em Êxodo 31:14 - "Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós: aquele que o profanar certamente será morto; porque qualquer um que nele fizer algum trabalho, aquela alma será exterminada do meio do seu povo."; e mais: em Êxodo 31:15, a Bíblia diz: "Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será o sábado de descanso solene, santo ao Senhor; qualquer um que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto."!
E aí? Vai encarar?
Mas vejamos... se pensarmos bem, todos morreremos um dia. E quem é que vai nos matar? Deus? Mas se todos serão mortos, os que trabalham aos sábados e os que não trabalham, que diferença faz? Não é mesmo?
Se não faz a menor diferença, então esta é mais uma das inúmeras incoerências bíblicas.
E, se não faz a diferença, voltamos a estaca zero: trabalhar ou não aos sábados?
Eu, particularmente, acho que não. Mas não por uma orientação (brr que medo!) da Bíblia, mas por merecimento. Quem trabalha a semana toda, horas e horas de labuta, dias e dias de paciência com o chefe, com os clientes, merece mais do que um simples domingo de descanso.
Pense: durante o domingo todo a gente descansa, se diverte, enche a cara de "cachaça", confraterniza com a familia e com os amigos, e aí? E no fim do dia? Nossa.... vem aquele sentimento de culpa. Aquele gelo na espinha. Aquela sensação de que fizemos algo errado, afinal, a segunda-feira está logo ali, dizendo: "Oi, cheguei. Vamos trabalhar!".
Já no sábado não... a coisa é diferente. Você pode fazer tudo que quiser; pode beber todas, até cair na sarjeta e o cachorro lamber sua boca. Pode dormir tarde, pode se empanturrar de feijoada, pode jogar futebol com os amigos até rasgar um ligamento da coxa, pode ir visitar sua tia que mora depois da última curva, da última rua, do último bairro, na última casa, pois, se precisar e estiver bom, você pode até dormir lá! Isso tudo sem nenhuma culpa, sem nenhum estresse, afinal "amanhã" é domingo e você pode dormir até tarde, pode curar a ressaca, pode ficar o dia inteiro de pernas pro ar "socando" gelo naquele seu ligamento rasgado! Amanhã é domingo... ô delícia!
Outra enorme vantagem dos sábados é que você não tem a mais terrível das notícias na televisão; o funesto "Boa noite. Tenha um ótima semana. Saúde e paz, o resto a gente corre atrás" do Fantástico. Essa é realmente pra acabar com você. Quem dorme depois dessa?
Por isso, meus amigos, comemoremos o sábado!
Comemoremos com muita alegria, muita festa e nenhuma culpa.
Depois disso tudo, nem preciso te desejar um ótimo sábado, pois com certeza você o terá.
Amanhã, que é domingo, a gente volta a conversar.
Se a segunda-feira permitir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.