Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Voce sabe o que Stalking?

Voce sabe o que Stalking?
É bom saber.
Stalking é um tipo de "crime". Isso mesmo: crime! Mesmo que seja apenas designado como "Contravenção Penal" pelo Art. 65: Molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou por motivo reprovável, não deixa de ser um crime. Com pena de simples de 15 dias a 02 meses. Ou multa.
Mas para que voce saiba o que é Stalking, vamos às explicações.
Stalking é um termo inglês que designa uma forma, um tipo, de violência na qual o agressor - ou o "sujeito ativo", invade repetidamente a esfera de privacidade da vítima, usado de táticas de perseguição e meios diversos, tais como ligações telefônicas, mensagens de texto (SMS), e-mails, publicação de fotos ou boatos na internet (sites relacionamento). O "sujeito ativo" pode ainda enviar presentes, esperar sua passagem nos lugares que a vitima frequenta, entre dezenas de outros métodos.
Tais ações resultam em danos a integridade psicológica e emocional da vitima, em restrição à sua liberdade de locomoção ou lesão à sua reputação.
Motivos:
Os motivos que levam alguem a praticar o Stalking são os mais diferentes possíveis. Pode ser por amor, desamor, vingança, ódio, brincadeira ou ou inveja.
Por algum dos motivos acima, ou por outro motivo qualquer, não é raro que alguem passe a perseguir um pessoa com um frequencia incansável. Repetidas cartas apaixonadas, e-mails, telegramas, bilhetes, mensagens na secretária eletrônica, recados por intermédio de outras pessoas e por uma infinidade de outros meios, tornando a vida da vítima um verdadeiro inferno!
Podendo causar-lhe danos psicológicos graves e até mesmo físicos, quando o agressor sai do âmbito teórico e passa as vias de fato.
Como combater o stalking?
É difícil, até mesmo impossível, prevenir ou interromper a ação do stalker - como é chamado quem pratica o stalking. É rara a oportunidade de repressão e as investigações policiais quase sempre acabam em insucesso, devido a complexidade e do tipo de agressão.
Mesmo a troca de dados, como numero de telefone, endereço de e-mail ou até mesmo mudança de residência ou cidade não resultam em bons resultados. Os stalkers são muito espertos e dissimulados e em pouco tempo descobrem os novos "dados" da vítima.
Algumas das características do comportamento do stalker são: invasão de privacidade, repetição de atos, dano à integridade psicológica e emocional do sujeito passivo, lesão à sua reputação, alteração, alteração do seu modo de vida, restrição à sua liberdade de locomoção.
Quem é o stalker?
Geralmente o stalker é homem,e a mulher, a vítima. Via de regra esta ordem pode se inverter. mas os efeitos são sempre os mesmo e nas mesmas proporções.
Há casos em que aparecem dois homens ou duas mulheres nos pólos.

Agora que voce já sabe o que é stalking e as suas consequencias, pode olhar em volta e perceber se voce é ou já foi uma vitima.
Agora voce pode, pelo menos, se defender e não ser pego de surpresa pelo ataque de um stalker.
Pense comigo? Não é bom estar prevenido?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.