Páginas

quarta-feira, 3 de março de 2010

Notebook ou Netbook?

Chegou a hora de comprar seu computador pessoal "movel".
E agora, voce compra um Netbook ou um Notebook?
Muita gente se pergunta: porque pagar cerca de 2.000 reais num Notebook se existem Netbooks por menos de 1.000 reais?
Afinal os dois fazem quase a mesma coisa! Ou não?
Navegando pela Internet, vi alguns usuários com algumas dúvidas com relação à um assunto famoso nos dias de hoje. Hoje em dia vemos muitas novidades na áreas dos netbooks, termo esse popularizado principalmente pelo clássico Asus Eee PC, que fez o "boom" na categoria. Com netbooks para lá e para cá, não há um usuário que saiba dizer que notebooks e netbooks, que ao falar praticamente soltam os mesmos sons, são dois tipos de dispositivos diferentes. Mas o que significa na prática a diferença entre os dois? E o que a mídia vende dos dois conceitos?
Vale lembrar que, desde o início da explosão dos netbooks, ora por vezes erroneamente considerados "subnotebooks", as empresas deixaram claro que tratam-se de coisas diferentes.

Agora vamos às diferenças:

Netbooks são dispositivos que possuem por objetivo primário te levar à Internet, ou seja, eles nunca substituirão os bons e velhos notebooks. Esses últimos já possuem por tarefa serem sistemas para uso portátil geral, com alto poder de processamento, placas de vídeo poderosas e hardware em geral mais potente, para então ter uma maior capacidade multimídia (visualizar vídeos, etc) e de trabalho (fazer documentos, planilhas, abrir programas específicos), e em alguns casos, ser voltado para jogos; mas uma coisa é certa: são voltados para serem multi-tarefas. Os netbooks, por sua vez, são em maioria aparelhos de baixo custo e altamente portáteis, feitos para se fazer uma tarefa simples por vez.

Normalmente, quem tem um notebook acaba comprando um netbook, para tarefas mais simples e que não exigem muito da máquina. Quando saem para ir até a faculdade e anotarem alguns dados das aulas, e acessar a Internet, levam o netbook. Quando vão viajar, e querem algo mais completo, acabam levando o notebook.

E os subnotebooks? Embora hoje mais distantes, estes são projetados para serem completos e multi-tarefas também, contudo, mais compactos, de menor preço e menos potentes, em geral atingindo a camada de menor poder aquisitivo da população; mas não são tão simples e focados num determinado fim quanto os netbooks.

Enfim; os netbooks são aparelhos "mais fracos" que os notebooks e desprovidos de muitas funções que, vez ou outra, voce vai precisar.

Minha opinião pessoal é: vai comprar um computador portátil? Compre um notebook!





Bom, agora sim acho que ficou clara a definição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.