Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

A GRANDE MURALHA DA RÚSSIA


A Rússia quer se desconectar da rede mundial de computadores. A ideia é desenvolver uma conexão interna para garantir a segurança do país contra ciberataques vindos do exterior. Seguindo os passos da China — e a sua Great Firewall of China —, o governo russo quer que os dados publicados e compartilhados por seus cidadãos e organizações fiquem dentro do país, para que assim a rede local possa funcionar de forma independente. 


Mas essa vontade de se isolar do mundo não é recente, a Rússia já criou leis de censura e controle de dados na web há algum tempo. Sem paciência com a oposição, o governo deu block em páginas e conteúdos de quem pensa diferente e impossibilitou o acesso a serviços, como Dailymotion, LinkedIn e Telegram, pois eles se negaram a cooperar com o Estado. O que pode ser justificado para uma maior segurança virtual do governo e da população é, na verdade, uma desculpa para censurar o conteúdo digital. 

Desde 2017, uma estrutura independente para substituir o sistema DNS global vem sendo desenvolvida no país e segundo o jornal russo, RosBiznesKonsalting, o governo já estuda a possibilidade de realizar um teste até dia 1º de abril. Não se sabe como esses testes vão impactar os usuários, mas haverá a participação de todas as operadoras presentes na Rússia. 


Será que o Firewall Russo vai funcionar?

Fonte: The Hack

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.