Páginas

domingo, 23 de junho de 2013

Manifestações em busca do mesmo.

A mídia, e até mesmo os próprios manifestantes - o povo, estão dizendo que governantes e legisladores (de Presidente a Deputados, de Senadores a Vereadores) estão perplexos diante dos acontecimentos.  Duvido. Na real, não estão nem ai com a massa. Como sempre foi. Continuam sentados na segurança das exorbitantes poltronas dos seus gabinetes ou na luxuosa e confortável sala de suas residências, num amplo sofá, com o ar condicionado/aquecedor ligado, assistindo a tudo na sua gigantesca TV de última geração, fumando um charuto cubano (claro) e tomando o melhor dos whiskies ou um vinho das melhores safras, só esperando a "poeira baixar" para continuar com o fértil negócio de lucro próprio. Mas... claro, parado é que o povo brasileiro não deve ficar. Há anos está inerte e nada aconteceu (nada de bom), quem sabe se manifestando pelo menos a coisa não piora. Se é que é possível ficar pior.
Na minha visão, quase nada irá mudar, no Brasil, nos próximos anos. Ou décadas.
Basta pensarmos que num país que se diz democrático o voto, assim como o serviço militar, são obrigatórios. Obrigatório: “Que implica obrigação, imposto por lei, pressão moral”.
A obrigatoriedade do voto é uma imposição que está em conformidade com as maiores ditaduras do mundo, ou que já se viu no Brasil.
O movimento “Diretas Já”, nada mais foi do que um embuste imputado ao povo. O governo militar, da época, nada mais fez do que atender as exigências das grandes potências mundiais, também como sempre foi. Basta lembrar-nos de alguns acontecimentos do Brasil Imperial, da abolição da escravatura e da implantação da República, entre outros exemplos. O Brasil sempre foi submisso às pressões externas. Seja por questões financeiras ou por governabilidade, poder interno.
Collor? Ah... o Collor... esse foi outro logro. Dessa vez imposto pelos adversários políticos do governo da época, diante de sua fragilidade política.
E o povo, novamente, dizendo: “Foi eu quem fiz”! Bah! Santa ingenuidade...
No Brasil, infelizmente - e doa a quem doer, quem tem que mudar não são só os políticos ou seus projetos de governo, mas sim o povo! O que faz o balão subir não é a sua cor ou suas ornamentações, mas sim o que tem dentro dele.
Este povo, que está nas ruas, esquece que quem colocou esses políticos no lugar onde estão foram eles mesmos! Por meio do voto, nas urnas.
E é assim há anos, há décadas.
Sinceramente e infelizmente penso que nas próximas eleições de 2014 (ano da Copa do Mundo...), estes mesmos manifestantes – pelo menos a grande maioria deles, estarão gritando palavras de ordem, empunhando uma bandeira política em favor de algum Partido ou candidato, soltando fogos e lotando os comícios. Candidato este que fará o que sabem fazer os políticos: assenhorear-se fraudulentamente, despojar e saquear o Brasil.
Daqui alguns meses as urnas serão abertas neste país, e tudo continuará como dantes.
Pessimismo da minha parte? Talvez. Mas penso que seja mais realismo do que pessimismo.
A verdade, às vezes, machuca. A mentira apenas adia a dor.

E, como bem disse Nietzsche: “A esperança é o derradeiro mal; é o pior dos males, porquanto prolonga o tormento...”.

Autor do texto: Jefferson Luis de Oliveira

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pode até ser, mas pelo menos a impressão que tenho é que o povo está criando uma certa consciência política, mesmo que mínima e desorientada, mas já vejo algo positivo no fato de, por exemplo, os brasileiros estarem pouco se fodendo pra futebol e prestando atenção em algo mais relevante. Não negue isso. Pra mais, não se esqueça do que disse Trotsky, que "As revoluções são IMPOSSÍVEIS, até que se tornem INEVITÁVEIS"... Também vale lembrar a força que a internet tem hoje pra formar opinião. E não pense que sou burro, eu estudei isso e digo por observação que sei que as pessoas não sabem filtrar o conteúdo da web e que isso é um perigo. Mas mesmo que sirva pra gerar apenas revolta e vontade de mudar alguma coisa, para que saiam do comodismo, já acho imenso válido. É bom que o mundo veja as manifestações, porque a imagem do Brasil no exterior é a que aquela presidente asquerosa fala na TV. Pensam que o Brasil é uma grande potência, enquanto o povo morre de fome e frustração. Pressão externa pode ajudar a desbancar SIM, imagina que a Copa do Mundo seja cancelada por pressão externa, isso seria lindo.

    Enfim, tenho a impressão de que o povo reclamando na rua é sim um exercício de democracia. Melhor que fazer piada sobre isso no intervalo da novela.

    ResponderExcluir
  3. PS: Não tem uma função de editar comentário no blog?

    ResponderExcluir
  4. Concordo em quase tudo com você, Jefferson Oliveira (meu xará - rss). Quase tudo, menos a parte onde você diz "...os brasileiros estarem pouco se fodendo pra futebol...", não é o que os estádio lotados, os bares cheios de gente assistindo aos jogos e as cidades vazias em horários de jogos (em TODAS que recebem os jogos, é feriado no dia) me dizem.

    ResponderExcluir
  5. Para editar um comentário, tem um "lapizinho" bem na frente do seu nome. Clique nele.

    ResponderExcluir
  6. Pra quem não acredita, ou não concorda, com este post; leia esta matéria: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/06/30/datafolha-confirma-nao-tem-pra-ninguem-lula-venceria-em-2014/

    ResponderExcluir
  7. Muito grave e perigoso é o deliberado derrame nas águas do mar dos esgotos atômicos das usinas nucleares de Angra dos Reis. Esse despejo de radiação nuclear tornou a cidade de Angra recordista em casos de mutações genéticas e alterações cromossômicas, que matam 90% das crianças até 4 anos contaminadas pela radiação ionizante indevidamente lançada ao mar. A rica biodiversidade marinha da região está sendo perigosamemte contaminada pela radiação. Os fitoplânctons, zooplanctons, algas, mariscos, vieiras e peixes estão sendo contaminados. Os humanos no topo dessa cadeia alimentar marinha também são contaminados ao ingerirem esses ex-frutos-do-mar. Mais grave ainda são as tentativas de ocultar da população os riscos da radiação ionizante, que podem matar, causar diversos tipos de câncer, leucemia, cancer na tiróide, ataques cardíacos fulminantes, abortos e malformações genéticas.

    http://m.youtube.com/watch?v=aTY8WB28mRk&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DaTY8WB28mRk

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Ele é a nossa recompensa.